Lançamento OEA conformidade

0
807

O Grupo Serpa esteve presente em 11/12/2015 no evento “Seminário Internacional Projeto OEA: Compliance”, organizado pela Procomex em parceria com a Receita Federal do Brasil.

Neste evento foi lançado oficialmente o Programa Brasileiro de OEA Conformidade OEA-C voltado para importações.

No Mundo há mais de 40 mil empresas certificadas como OEA e 50 países já implantaram o programa.

Através de um vídeo  o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo afirmou:   “ Para a economia brasileira ser competitiva, os processos de importação e exportação precisam ser eficientes. Para as empresas brasileiras, é fundamental poder contar com rapidez e segurança, pois sem isso fica difícil pensar em integração apropriada nas cadeias globais de valor”

A Certificação visa beneficiar empresas que trabalham corretamente, consideradas de baixo risco, tornando-se empresas mais competitivas e confiáveis pelo mercado internacional e pelas Aduanas.

O Brasil está trabalhando para assinar acordos mútuos com outros países e desta forma ampliar os benefícios que as empresas certificadas poderão usufruir.

No evento realizado em SP a Receita Federal entregou  certificações nas categorias Segurança, Conformidade e Pleno para 19 empresas. Juntas, essas empresas representam cerca de 15% do movimento do comércio exterior brasileiro.

Em momento de crise, apesar de não ser obrigatório, a certificação no OEA é altamente recomendável para importadores e exportadores e todos os intervenientes na cadeia logística.

Qualquer empresa pode solicitar a Certificação, passando assim por uma análise criteriosa da Receita Federal para obter a certificação. Empresas que já foram certificadas e utilizam os benefícios propiciados pelo Programa avaliam como muito positivo a implantação e certificação.

Para maiores informações sobre o Programa OEA entre em contato com o Grupo Serpa que possui uma equipe especializada no tema.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

19 + três =