Atendimento – o que seu cliente espera de você?

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Compreender uma nova mudança de paradigma no atendimento é vital para a competitividade, pois o mercado está, a cada dia, mais aberto e competitivo.

O atendimento ao cliente é fundamental para manter a reputação de uma empresa. As redes sócias são o apoio ou a condenação de uma empresa, pois os clientes têm acesso imediato à experiência que outros clientes tiveram com seu atendimento, o que poderá ter mais credibilidade que sua mensagem corporativa?

Não existe uma fórmula mágica que te ensine como atender seu cliente da melhor maneira possível. Tudo isso vai depender do que e como você se propõe a entregar ao cliente e de quem é o seu cliente.

  • O que o cliente espera de você?
  • O que você quer que ele pense de você?
  • Como você quer que ele se refira a você?

Você ganha muito quando atende bem o cliente. A capacidade de entender a motivação e a necessidade específica de cada um, são grandes diferenciais no mundo dos negócios. Mas ainda muito se ouve sobre reclamações no atendimento de diversas companhias, e esse número não para de crescer, infelizmente. Cada vez é mais frequente os clientes receberem um mau atendimento, se deparando com profissionais despreparados para o mercado, resultando assim desistência de investimentos em serviços e até mesmo a degradação da imagem da empresa.

Algumas dicas de atendimento:

  • O cliente não viu o seu e-mail? Ligue, deixe um recado com seu nome, assunto e peça para ver a mensagem enviada.
  • O telefone do seu colega está tocando e ele não está na mesa? Atenda. Anote o recado, diga seu nome e se comprometa a ajuda-lo. Ele sempre vai lembrar da atenção que recebeu de você.
  • Utilize das redes sócias e ferramentas como o Skype, Wechat, Whats App para alertar seu cliente de algo importante.
  • Treinamentos de atendimento, isso é alinhamento com os valores da empresa.

Pense sobre isso. Observe a forma como seus colegas se comportam em relação à essa ideia – eles precisam incorporar, assim como você – esse comportamento.

O atendimento é o melhor diferencial.

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