Brasil firma cooperação bilateral para o setor de Serviços com a China

0
384

O secretário de Comércio e Serviços (SCS) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcelo Maia, e o vice-ministro do Ministério do Comércio da China, Wang Shouwen, assinaram no começo do mês, em Xanghai, um plano de ação que prevê iniciativas que serão tomadas nos próximos dois anos para a cooperação bilateral de serviços com a China.

O Plano de Ação tem o objetivo de implementar o Memorando de Entendimentos (MoU) no setor de Serviços, assinado em outubro de 2016 pelo ministro Marcos Pereira e o ministro de Comércio da China, Gao Hucheng. O acordo vai incentivar o comércio exterior e os investimentos bilaterais em Serviços e promover o intercâmbio de informações sobre melhores práticas no setor para fomentar serviços de maior qualidade, competitividade e eficiência.

Na ocasião, o secretário Marcelo Maia começou a negociar com a diretora-geral do Departamento de E-commerce do Ministério do Comércio da China, Qia Fangli, a negociação de um plano de ação específico para e-commerce.

A assinatura do Plano de Ações ocorreu em evento paralelo à 7ª Reunião de Ministros de Comércio do BRICS, que acontece em Xangai até amanhã (2). Ainda dentre as atividades paralelas à reunião do BRICS, o secretário de Comércio e Serviços tratou de perspectivas de cooperação tanto no âmbito bilateral como no BRICS em reunião com o novo ministro do Comércio da China, Zhong Shan.

A SCS chefia a delegação brasileira na 7ª Reunião de Ministros de Comércio, representando o ministro Marcos Pereira. No primeiro dia de reunião, foram discutidos temas de grande destaque no atual comércio internacional, como e-commmerce, facilitação de comércio e investimentos.

Fonte Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

onze + 1 =