Cinco dicas para ser mais criativo no trabalho

0
2129

Fala-se muito em criatividade, principalmente no meio corporativo. Entretanto, há um paradigma equivocado nesse conceito. A criatividade está correlacionada à ação de criar e não a uma habilidade específica ou dom divino. O mais criativo é aquele que mais treina seu olhar holístico, sua capacidade de pensar fora da caixa. Para te ajudar, separamos cinco dicas.

1) Repertório: É o pai da criatividade. Se você quer ser mais criativo a primeira coisa a fazer é aumentar a sua vivência de mundo. Comece a experimentar coisas novas. Pode ser assistir filmes ou ler livros de gêneros diferentes do que você costuma. Ou conversar com pessoas e ir a lugares com os quais você não está acostumado. Ou ainda se matricular em um curso de culinária, artesanato ou violão, não importa. Comece a fazer coisas que você nunca imaginou e verá o resultado.

2) Se permita errar: A solução correta nem sempre vai aparecer na primeira tentativa. Se concentre em ser assertivo e não tenha medo de encontrar pedras no caminho. O ‘x’ da questão não é evitar problemas e sim aprender com eles.

 

3) Estude: Nem sempre é necessário reinventar a roda, as vezes só é preciso adequar uma solução que já existe de uma outra maneira, aplicando seu conhecimento adquirido com seu repertório em uma solução nova.

4) Saia do lugar: Se quer resultado diferentes, faça coisas diferentes. É preciso buscar sempre uma nova maneira de resolver uma questão antiga. Para isso, pense na raiz do problema e tente vê-la de outros ângulos. Fazer uma ação conjunta com outros colaboradores é fundamental, pois boas ideias sempre nascem de pensamentos conjuntos.

5) Nunca se acomode: Ninguém é o super-homem das organizações, por isso você deve estar sempre se atualizando no mercado, buscando novas experiências profissionais e abrindo diálogo com gente que está a mais ou menos tempo no ramo. O conhecimento está sempre circulando e o movimento é necessário para sempre enxergar e criar novas possibilidades.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × cinco =