Começa neste domingo o Encontro Brasil-Alemanha em Joinville

0
3544

A partir deste domingo, Joinville estará em destaque no cenário mundial e, desta vez, não será por causa da dança. Até terça-feira, a cidade sediará a 33ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), um evento que possibilita acordos para o crescimento das relações comerciais, dos investimentos e da cooperação tecnológica entre os dois países.

A abertura oficial do evento será nesta segunda-feira, às 9 horas, no Complexo Expoville, em Joinville, mas vários eventos setoriais foram programados para o domingo.

São aguardados cerca de 800 participantes, entre autoridades governamentais e empresários do Brasil e da Alemanha. O evento é realizado desde 1982 e é considerado o mais importante da agenda bilateral das duas nações. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI), neste ano, o EEBA terá como tema central Cooperação para superar desafios.

Prêmio

Neste domingo, às 19h, no Teatro Harmonia-Lyra, a realização de um jantar marca a entrega do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2015. O prêmio foi criado em 1995, em conjunto com a Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (Deutscher Industrie und Handelskammertag – DIHK) e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK-SP).

Anualmente, são agraciadas duas personalidades com o prêmio, uma de cada país. Entre os premiados ao longo desses anos estão políticos, embaixadores, empresários, executivos e líderes em suas áreas de atuação. Neste ano, os agraciados são o alemão Heinz Hermann Thiele e o brasileiro Weber Porto.

Heinz é presidente do Conselho do Grupo Knorr-Bremse, empresa líder na produção de sistemas de freios para veículos ferroviários e comerciais. Ingressou na empresa em 1969, tornou-se o principal acionista em 1985 e se dedicou inteiramente ao seu crescimento. Além disso, é um grande apoiador do trabalho voluntário da companhia no Brasil, estimulando projetos em conjunto com o Senai e o Senac.

Weber Porto é presidente regional para a América do Sul e América Central da Evonik, uma das maiores empresas de especialidades químicas do mundo. Iniciou a carreira na Evonik em 1983, que na na época era chamada de Degussa.

Até 1999, exerceu várias atividades dentro da empresa, incluindo passagens de seis anos na Alemanha e dois anos e meio na Argentina. Em 2000, foi eleito o primeiro presidente brasileiro da Evonik no País. Por dois mandatos consecutivos (de 2009 a 2013), foi o presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, além de dedicar seu tempo também a outras atividades honoríficas.

O encontro

A inscrição pode ser feita no site do evento (www.eeba2015.com.br/br/joinville/) e o acesso ao local é gratuito, segundo a comissão organizadora da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A única programação restrita a convidados é o jantar de abertura, domingo à noite, na Sociedade Harmonia-Lyra, onde ocorrerá a entrega do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2015.

Conforme a CNI, o evento reunirá 865 empresas brasileiras e alemãs com sede no Brasil. Outros 184 empresários virão na comitiva do vice-ministro da Economia e Energia da Alemanha, Matthias Maching. Haverá, ainda, um representante dos Estados Unidos e da Inglaterra.

Entre as companhias alemãs presentes ao encontro estão Basf, Volkswagen e Airbus Defence & Space. A expectativa dos organizadores é de que o encontro possibilite uma intensa troca de informações entre as empresas brasileiras e alemãs, com possibilidade de se transformar em negócios no futuro.

Notícia extraída do site A Notícia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

onze − um =