Dicas para facilitar o compartilhamento do conhecimento em Comex

0
1195

1) Visualização instigante: capriche nos ambientes de convivência e estimule que as pessoas registrem as boas ideias tidas nesses espaços. Posteriormente, essas ideias devem ser esposta de forma organizada e graficamente agradável. Assim, suas equipes estarão bem mais motivadas e com uma visão completa do todo.

2) Fazer as perguntas certas: quer tirar o melhor das pessoas? Converse com elas. Conversar de coisas simples, como acontecimentos cotidianos, ou complexas, como sujestões para captar mais clientes para a empresa ou eventualmente mudar algum fornecedor, ajuda as pessoas a, ao mesmo tempo, se conhecerem e sentirem-se importantes dentro da corporação.

3) Analise: De nada adianta fazer do cafezinho um momento de interação e desenvolvimento entre as equipes; extrair ideias fantásticas de reuniões com metodologias diferenciadas se a análise de todo esse combinado de ideias não tiver uma análise correta. Se você tiver dificuldades ou não tiver um profissional específico, pode separar o material produzido em categorias ou contratar sistemas específicos.

4) Tenha um bom ambiente: Ter um ambiente que estimule a cocriação é fundamental para criar uma cultura de compartilhamento de ideias. Uma sala de reunião disposta de forma com que todos possam se ver e conversar é uma maneira, mas existem outras mais radicais, como tirar as divisórias das salas ou fazer uma área externa de convivência.

5) Conte pra todo mundo: uma equipe dá ótima ideia? Não esqueça de elogiá-la na frente de TODO MUNDO. Não para criar intriga ou um clima exagerado de competição, mas para que todos possam ajudar a torná-la melhor, mais viável ou mais rentável.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vinte + 3 =