Exportação de café verde do Brasil cresce em abril

0
102

As exportações de café verde do Brasil registraram leve crescimento em abril na comparação anual, puxadas pelos embarques de robusta, informou o Cecafé nesta quarta-feira, à medida que a colheita da nova safra se aproxima.

De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café, o Brasil exportou 1,98 milhão de sacas de café no mês passado, alta de 0,9 por cento em relação a igual mês de 2017.

Quer importar ou exportar? Entre em contato com o Grupo Serpa

“Com a entrada da nova safra, que oficialmente se iniciará em julho, o Cecafé está muito otimista em relação ao próximo ano cafeeiro que deverá incrementar as exportações”, disse, em nota, o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes.

Embora o início formal seja em julho, a colheita de robusta já ocorre em algumas áreas de Rondônia e Espírito Santo, o que deve contribuir para um gradual aumento da oferta da commodity para exportação.

Pelas estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil, maior produtor e exportador, pode colher um recorde de mais de 58 milhões de sacas de café neste ano, graças à bienalidade positiva do arábica.

Ainda segundo o Cecafé, foram exportadas em abril 257,78 mil sacas de café solúvel (queda de 6,4 por cento) e 274 sacas de torrado & moído (recuo de 88 por cento).

Com isso, o total de café embarcado pelo Brasil, considerando-se verde e industrializado, atingiu 2,23 milhões de sacas, praticamente estável ante abril de 2017.

“O balanço das exportações brasileiras de café, no mês de abril, refletiu o momento da entressafra da produção, com uma movimentação que atendeu a demanda dos importadores globais, porém com um volume abaixo dos meses anteriores”, afirmou Carvalhaes.

Via Terra

Veja também: Câmara de Comércio Exterior zera alíquotas de importação para medicamentos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

9 − quatro =