Exportação de frutas atinge US$ 98,1 milhões no primeiro bimestre

0
129

As exportações de frutas secas e processadas tiveram alta de 14,4% no primeiro bimestre na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e fevereiro, esses embarques atingiram US$ 98,1 milhões, com alta de 18,3%. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

No período, os principais crescimentos no volume exportado foram registrados pela laranja (+96.380%), morangos (+394,5%), bananas (+ 267,4%), maçãs (+87,4%) e frutas em conserva (+52,3%). Com isso, o Brasil exportou um total de 124,3 mil toneladas nos primeiros dois meses do ano.

Quer importar ou exportar? Entre em contato com o Grupo Serpa

Estados produtores

Entre os estados brasileiros que mais exportaram estão o Rio Grande do Norte e o Ceará, com a venda de 33,8 e 25,1 milhões toneladas de melão, respectivamente; São Paulo, com a venda de 18,3 milhões de toneladas de limão; Rio Grande do Sul, com o embarque de 14,5 milhões de toneladas de maçã; e Pernambuco, com 8,9 milhões de toneladas de manga.

Aumento na exportação

Embora o Brasil figure como o terceiro maior produtor de frutas do mundo, o País ainda ocupa a 23ª posição no ranking mundial em termos de volume exportado. Por esse motivo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vem trabalhando com políticas para aumentar em 50% as exportações de frutas nos próximos dois anos.

Em parceria com o setor privado, o Ministério da Agricultura lançou o Plano Nacional do Desenvolvimento da Fruticultura (PNDF). Um dos destaques do plano é o fortalecimento das entidades do setor. Além disso, também foi pensando um melhor desenvolvimento de cooperativas e a criação de um fundo setorial com recursos públicos e privados para estimular a cadeia produtiva da fruticultura.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Abrafrutas e Mapa

Veja também: Trinta empresas aceleradas por programas do MDIC são destaque em ranking

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × 1 =