MDIC promete crescimento ainda maior de exportação aos EUA

0
904

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro visitou Washington na última semana e articulou que mais empresas brasileiras estão vendendo aos Estados Unidos: de 2014 a 2015, foi registrado um crescimento de 9%, isso significa que até o ano passado cerca de 6.471 empresas passaram a exportar seus produtos. Ele afirma ainda que a necessidade de se buscar novos mercados, de se adequar o novo padrão da cotação do dólar e acordos que facilitam a exportação estão por trás deste resultado.

A exportação aos Estados Unidos é muito positiva, pois 75% do que vendemos aos americanos são produtos industrializados ou semimanufaturados. Os EUA são um mercado maior para estes produtos que a Argentina, por exemplo. Lembrando que estes produtos sofrem menos variações de preços e tem maior valor agregado.

O ministro contou também que estão realizando diversas reuniões para retirar barrerias não tarifárias, como a criação de padrões comuns para produtos, o que facilita a exportação. O ministro se reuniu como Michael Froman, representante comercial do governo americano, e acertou a ativação do Tratado de Cooperação Econômica e Comercial (Atec), um fórum direto entre os governos para debater questões comerciais. Monteiro afirmou que uma das questões que os dois países deverão atuar conjuntamente é na questão do aço, que sofre com um excesso de oferta.

— Em 1980, o Brasil e a China tinham a mesma produção de aço. Hoje a produção de 15 dias da China equivale a toda a capacidade de produção brasileira — disse ele, que vê problemas na China, que mantém siderúrgicas pouco eficientes trabalhando por questões sociais.

Ele afirmou que os dois países podem atuar conjuntamente neste debate e citou um novo fórum sobre o tema na OCDE.

Monteiro afirmou que ainda em abril o Mercosul deverá entregar suas propostas de acordo comercial com a União Europeia. Ele não detalhou quando serão entregues estas proposta

 Leia mais: Extra

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

treze − um =