Mulheres do Agronegócio debatem sobre a exportação de seus produtos

0
41
Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press

Uma oportunidade única para alavancar novos negócios. Foi com essa visão de futuro que as mulheres participantes da Rodada de Negócios saíam da sala de negociações, montada no estande da CNA, durante o 3º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que aconteceu em São Paulo.

A Rodada de Negócios foi organizada pela CNA em parceria com a Apex-Brasil para unir exportadoras, compradores internacionais e produtoras rurais, fomentando oportunidades. Em dois dias de evento, foi possível atender 21 mulheres nas cadeias produtivas de café, frutas e mel. “Eu consegui solucionar todas as minhas dúvidas sobre exportação e consigo enxergar um novo caminho daqui para frente”, ressaltou Suzana Santos, produtora de café do Sul de Minas Gerais.

Em plenária durante o evento, a Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, reforçou a importância do comércio exterior e o empoderamento das mulheres para formar lideranças no setor agropecuário. “O agronegócio é o grande protagonista da balança comercial brasileira. Para o Brasil alavancar a exportação, temos dois caminhos: escala ou diferenciação. E o nosso diferencial é que os produtos brasileiros têm qualidade. São produzidos com respeito à legislação ambiental mais rígida do mundo e pelas mãos de produtores e produtoras rurais extremamente dedicados”, afirmou.

No mesmo dia, a Assessora de Relações Internacionais da CNA, Layanne Vasconcelos, explicou como funciona a Rede Agropecuária de Comércio Exterior – InterAgro. “O objetivo é sensibilizar e capacitar os produtores rurais para a importância e o funcionamento do mercado internacional. Em 2017, a CNA, em parceria com Apex-Brasil, realizou a capacitação de 626 produtores rurais de diversos estados, em 14 cadeias produtivas do agro brasileiro”.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco × 4 =